segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Vale a pena pensar sobre isto!

A cultura desportiva portuguesa é muito muito má! Os portugueses não gostam de desporto, não gostam de ver espectáculos desportivos, não praticam desporto, não sabem ver jogos e só gostam do básico e do fácil e da conversa de café, ou seja, o tradicional " o gajo devia ter marcado o outro em cima e ele não marcava golo" ou o " eu tirava o coiso e metia o Manel"!

Hoje escrevo sobre o que por vezes e entristece muito no futebol, principalmente no futebol de formação (sei que nos grandes clubes algumas destas coisas já não acontecem, porque são organizados...mas isto já são outras contas)

1 - Os mestres da táctica de bancada : quantos Jorge Jesus, José Mourinhos e Guardiolas é que assistem aos jogos da formação? eu estou num clube pequeno e não vai assim tanta gente ver o jogo...e mesmo assim cada cabeça sua sentença , e porque é que isto me irrita? porque as pessoas não ver os treinos ( ou vão ver mas compreendem o conteudo) mas gostam de opinar sobre posicionamento. Exemplo : a minha equipa joga defendendo á zona e pontualmente quando por exemplo o meu lateral faz a basculação para dentro com a linha defensiva ouço da bancada : " ó não sei quantos não vás para dentro porque tens de marcar o jogador" ----------» a mim não me chateia nada durante o jogo porque os meus estão preparados para não ouvir o que vem de fora, mas sei que há treinadores que não são capazes de fazer isso com os seus jogadores e os miúdos vão ao longo do seu desenvolvimento jogar de acordo com 2 opiniões.

O que é que na minha opinião a bancada devia aprender a fazer , ou melhor , a dizer : " vamos Clube X , força clube x "

(exemplo de apoio incondicional)

2 - Criticas Individuais : os pais vão para o portão da escola falar mal das notas do amigo dos filhos? Então porque é que vão para os jogos falar mal de determinado jogador jovem porque ele errou uma vez, ou duas ou três! O treinador está lá para isso. No sitio certo, na hora certa. As pessoas não imaginam as sensações que passa um miúdo de 10, 15 ou 16 anos a ser constantemente criticado (e neste caso por pais de amigos).

Obviamente eles tem de ter estofo para se um dia conseguirem ser jogadores, contudo as criticas devem ser feitas por quem percebe e os percebe , por quem os trabalha diariamente...não por quem só vê uma ou outra falha!
E tal como disse no ponto anterior -----» não é por mim, mas para um miudo é um bocado triste ouvir coisas dessas!

O que é que na minha opinião a bancada devia aprender a fazer , ou melhor , a dizer : " vamos Clube X , força clube x "

Eu desde que cheguei ao meu clube tenho tido uma boa percentagem de pontos e vitórias com a minha equipa! De qualquer maneira tenho tido muitas dificuldades no processo de treino , a minha equipa de juvenis treina apenas em 1/4 de campo e as pessoas não tem ideia dos desafios tácticos, técnicos, físicos e psicológicos que são muito difíceis de trabalhar nesse espaço...mas será que alguém pensa nisso quando estão a ver o jogo ao domingo?

Eu estou a educar uma equipa para tentar jogar o melhor possível , mas a nossa filosofia desportiva só quer que a bola entre...de qualquer maneira, esticando ou batendo, ela tem é de entrar...não consigo pensar no futebol como um desporto feio...é uma arte, é o jogo bonito :)

Bancada : Aplaudam o jogo bonito, aplaudam sequências de passes, aplaudam bons momentos e incentivem nos momentos menos bons

(deixem-nos jogar orientados por quem sabe)

Grandes clubes já não permitem que se fale individualmente nem do próprio filho, pois o miudo está a representar UM CLUBE . Grandes Clubes não permitem que os pais assistam aos treinos dos filhos . Está correcto?? Claro que sim, tambem não vão assisitir ás aulas e o treino tambem exige concentração, silêncio... Deixem-nos treinar, crescer, desenvolver...

Atenção : Não estou a criticar os pais, estou a criticar a nossa cultura com o futebol e eu com este artigo só quero ajudar a melhorar o jogo! torná-lo mais bonito, mais organizado! Vejam futebol , apreciem futebol, ouçam quem percebe, leiam quem percebe...percebam o jogo, deixem-se envolver pelo jogo, deixem errar para corrigir! experimentem puxar pela equipa, aplaudir a equipa em vez de fazer o mais simples que é criticar!

Jogo desta semana : Mais uma vitoria...sem ovos fazem-se omeletes afinal! Faltaram alguns jogadores por variadíssimas razoes, jogadores jogaram fora da posição, frio, viagem chata -----------» Atitude --------» Disciplina ------» Vontade ------» espirito de equipa--------» VITÓRIA!!! Parabéns! Não há duas sem três !!!



(cultura diferente ---» apoiam sempre a equipa, é sempre possivel...sabem quantas vitórias já deve ter dado o 12º jogador neste estádio??)


Espero que tenham gostado!


Até á próxima!!

Sem comentários:

Enviar um comentário