terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quando não ganhar uma vez leva a muitas vitórias!!!

Há muitas circunstâncias em que podemos perder!
Jogamos muito mal e perdemos justamente ; jogamos muito bem e o adversário é claramente melhor; não aproveitamos as oportunidades etc...

Mas há circunstancias em que não ganhar vai levar a muitas, muitas vitórias e muito sucesso!!!

Exemplos : Mourinho ganhou o primeiro jogo no Benfica e no Porto?? e Guardiola no Barça? Jesus no Benfica? ás vezes demora um bocado até os jogadores gostarem tanto de ganhar como os treinadores, mas quando isso acontece...


(mais uma equipa que começou a gostar muito de ganhar...MUITAS VEZES)

Esta semana vou falar da minha experiência pessoal como treinador de uma equipa de juvenis e o porquê deste titulo para este artigo!

No jogo do fim de semana passada a minha equipa esteve mal em todos os momentos do jogo, em todas as situações do jogo, nas situações individuais e colectivas, estiveram inclusivamente mal antes do jogo, antes da palestra , no aquecimento ( e que importância tem o aquecimento!!!).
Foi frustrante, trabalhamos para jogar de determinada maneira, para fazer determinadas coisas, para jogar bem...e pufffffffff!!! NADA...o porquê eu sei, a concentração da minha equipa, o focus da minha equipa, a vontade da minha equipa e a solidariedade da minha equipa foi muito fraca!!!

O principal responsável por isso tal como lhes digo fui eu...porque não os preparei AINDA devidamente para este tipo de situações, eu quero que eles levem o jogo muito mais a serio que os adversários, quero que eles pensem mais o jogo do que eles, quero que eles se divirtam positivamente muito mais do que eles, quero que eles sejam muito melhores...contudo neste jogo devido a todos os factores negativos que apresentei a minha equipa esteve mal!


(NÃO TEM DE SER SEMPRE PRECISO UM VIDEO PARA MOTIVAR...JÁ TEM DE ESTAR EM NÓS)


O AINDA que escrevi no paragrafo anterior tem muito a ver com o titulo deste texto!! Após as criticas que eu fiz ao intervalo e na prelecção antes do primeiro treino da semana, a minha equipa fez um treino a roçar o perfeito, teve uma atitude fantástica durante todos os exercícios, teve muito bem antes e durante o treino (entraram já concentrados para o treino) ! Estivemos muito tempo a discutir o que temos que melhorar e apesar de só estar com eles á 6 semanas senti que foi dado aquele CLIC! ... senti que foi o momento em que as coisas vão começar a ser só de evolução, senti que foi o momento em que todos ou quase todos os jogadores perceberam que o futebol não é o que fazem na playstation, exige muito suor, sangue, lágrimas e cabeça e que se dermos tudo em todos os momentos de treino, jogo as vitorias são naturais!!! E sei que aquele treino não foi uma vez sem exemplo, sei que é o que vai acontecer daqui para a frente...como é que tenho a certeza disso?? Já lhes consegui passar o ódio ás más exibiçoes e ás derrotas...já lhes passei o prazer de ganhar a jogar bem...que eles não tinham!

Nós não perdemos no jogo do fim de semana, empatamos e podíamos perfeitamente ter ganho...contudo o facto de não termos ganho e de eles terem percebido que muito do sucesso parte da disciplina, da concentração e da aplicação do que se trabalha na semana fez com que eu possa assumir que este não ganhar não foi o pior que aconteceu, foi sim o momento em que todos nós percebemos o quanto é bom ganhar...e não ganhar uma vez vai levar a muitas vitórias!

PS: em 2011 pus como um dos meus objectivos para o ano NÃO PERDER como treinador, e sei que é um objectivo perfeitamente realista, pedi aos meus jogadores para fazerem pelo menos durante metade deste ano parte do meu objectivo...e sei que eles possivelmente devem ter acrescentado isto aos seus objectivos!

PS2: ás segundas feiras vou tentar postar sempre a analise do meu jogo bem como da semana de treinos!

" A esperança é a ultima a morrer...e ás vezes não morre!!!" JP



Até á proxima!!

2 comentários: