segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Treina como jogas para jogares como treinas


(o que é treinar bem???)

----» treinamos muitas vezes BEM uma determinada situação de jogo e a probabilidade de ela se realizar é ENORME!!!!! se treinarmos muito bem determinadas situações de jogo a probabilidade de elas se concretizarem é BRUTAL!!! Se treinarmos muitas vezes, muito bem tendo em conta as nossas caracteristicas e se tivermos em conta as caracteristicas de jogo do adversario nos nossos exercicios a probabilidade de ganharmos é muito muito grande, porque a probabilidade de jogarmos bem ronda os 100% !!!

Esta semana (ganhamos) a minha equipa teve uma semana de treinos positiva, ainda não foi muito boa, nem boa...mas já foi positiva, os objectivos propostos foram atingidos mas agora quero que sejam atingidos com maior qualidade e em maior quantidade!

o que fizemos? tendo em conta o pouco conhecimento dos principios individuais defensivos e ofensivos tanto individuais como colectivos dos meus jogadores em virtude da má preparação que lhes foi dada nos primeiros 5 meses da época e tendo em conta o pouco tempo que resta para o fim do campeonato, procurei fazer exercícios em que os aspectos volitivos, tacticos, fisicos e tecnicos estivessem presentes. Aqueles tipicos A1x1D , 2x2, 3x2 para favorecer o trabalho defensivo (???terá lógica?para mim sim) realçando sempre os aspectos que quero para cada momento e para cada situação. Melhor treino da semana , conteudos mais simples, menos tempo de execução, muito contacto com bola, muito contacto fisico, muitos golos, muitas jogadas rapidas. (quando o meu word estiver a funcionar passo a postar os planos de treino...assim é mais facil a discussão)

2o treino mais global, procurei mais transiçoes D-A tendo em conta o que desejo para a minha equipa, treinamos tambem algumas A-D , procurei fazer exercicios em que ter bola em passe é o meio para atingir o fim ( o ter bola não ter bola só porque sim, é um ter bola de acordo com a nossa organização). Treino com menos pausas, com menos contacto com bola, com mais organizaçao colectiva. correu razoavelmente bem, obviamente a equipa falha em passe e na colocação para o mesmo, o simples conceito de cobertura ofensiva nao existia, temos de o trabalhar muito ... e já demos um salto qualitativo grande nestas 6 semanas de trabalho!

3º treino mais de aspectos organizacionais colectivos , desde circulações a esquemas tacticos, transiçoes rápidas e zonas de recuperação mais momentos de pressão! correu bem, trabalhamos concentradissimos, e...

JOGO : 6 golos sem resposta a nosso favor ----- zonas de pressão muito bem, adversário nunca construiu e melhor que isso nunca demos tempo para eles charutarem a bola e nas raras vezes que aconteceu, bloco bem colocado recuperaçã de bola + construção

1o golo Circulação táctica treinada nos 3 treinos através de exercicios de activação geral, 2º golo circulação tactica, 3º golo recuperação em 2ª zona de pressão e transição desejada , 4º golo circulação tactica zona de finalização preenchida (alteração tactica para 334) 5º MPB com o tal fim -----» Golo, 6º golo esquema tactico.

Foi muito bom porque o focus dos jogadores foi muito bom durante a semana. estão a gostar de aprender, estão a gostar de ser melhores jogadores! Já querem ganhar a jogar bem, já se divertiram, já quiseram golos , já fomos mais equipa!AGORA RESTA CONTINUAR...A EXIGIR, A EVOLUIR!!!


Esta semana não vi o Barça, já sabia que iam ganhar BEM outra vez mas sempre que falo em treinar como se joga eu imagino o que se possa fazer lá...porque eles jogam muito bem, espero um dia ter a oportunidade de ver ao vivo o que se faz por esses lados. o que os faz ser tão distintos, confiantes, colectivos. Todas as decisões parecem automáticas e ao mesmo tempo pensadas!!! 11 a atacar 11 a defender!!! Equipaça! Raça, tecnica, disciplina, tactica, força, velocidade, resistencia!!! Porquê? treinam assim tão bem? esforçam-se mais? querem mais? o que os faz querer mais? A minha ideia de jogo contempla o jogo bonito, contempla a obsessão pela posse de bola...mas a excelencia que o Barça tem actualmente será alcançável por mais algum treinador ?? (espero que por mim daqui a 10 anos)

Discussão da semana : que exercícios fará o BARÇA para jogar assim?Será que algum dia se vão cansar? :






Espero que tenham gostado!
Equipa Ganhamos este fim de semana?? Se treinarmos bem ------» CLARO!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário