terça-feira, 28 de junho de 2011

Look for your choices, pick the best one...and then go with it!!!

Bem...

Após quase 6 meses de ausência estou de volta para escrever regularmente no tribo do futebol...tenho agora a esperança de o tornar num blog de referencia para discussão dos mais variados temas do melhor desporto do mundo!

Tema de hoje...decisões! para que é que são tomadas? como são tomadas? e como evitar o "e se"...

" e se...":

Este pensamento deve ser completamente retirado do vocabulário de qualquer treinador de qualquer desporto que seja...pois se a decisão foi tomada é porque esta reuniu todas as condições para que assim acontecesse. Odeio quando treinadores dizem que se calhar tinham tomado outra opção, que se calhar tinham feito de outra maneira e o maravilhoso " se aquela bola tinha entrado...tínhamos ganho."

"e se"

Pois a verdade é que não conseguimos fazer com que o tempo volte para trás e não podemos nem por um segundo passar a ideia de que a nossa decisão não foi tomada de um modo completamente racional e com a procura de uma melhoria na nossa equipa. Nós temos sempre de decidir e pensar no que vamos fazer com qualquer alteração (ou não) de qualquer factor na nossa Equipa - PLANEAMENTO , VISÃO e CONHECIMENTO.

Não acredito em sorte, ou azar no jogo, acredito apenas em preparação, treino, vontade, determinação, qualidade, capacidade de decisão, TREINO, TREINO, TREINO...por isso os únicos " e se" que passam na minha cabeça é "e se tivesses dado tudo por tudo? e se tivesses treinado como deve ser? e se fizesses tudo que treinamos?" tudo numa perspecitva de que no futuro o rendimento seja cada vez mais intenso, cada vez mais forte, cada vez com mais vontade para atingir resultados e nunca com o objectivo de "chover no molhado" e encontrar desculpas cada vez mais fáceis e variadas para o insucesso!

Agora que já desabafei um bocado ... Vamos explorar o titulo do artigo

1 - LOOK FOR YOUR CHOICES

Quais são as nossas opções?

PLANEAMENTO - tudo tem que estar perfeitamente delineado, organizado, preparado. Desde o modelo de jogo, pois quanto mais completo e adaptado á nossa realidade (e no qual temos de acreditar mais do que tudo) mais facil é chegarmos a um objectivo de jogo, pois tudo que temos de fazer está num ficheiro, num papel, num livro. O treino tem de estar preparado para atingir os objectivos que nos propusemos no modelo de jogo desde o primeiro segundo de treino. O jogo tem de estar planeado, o adversário estudadissimo, o terreno, a bola, o clima e acima de tudo a nossa equipa tem de estar preparada! Nós temos de estar muito bem antes de querer saber deles!

VISÃO - Nós temos de saber perfeitamente aquilo que queremos ( e nunca o que os outros querem) , nós temos de estar sempre 3 ou 4 passos á frente do que pode acontecer, temos de estar preparados para o imprevisivel, temos de saber realmente tudo que a nossa equipa pode , sabe e deve fazer. (para mim não há visão sem planeamento)

CONHECIMENTO - do jogo, das regras, das metodologias, do treino, da psicologia, da sociologia...e possivelmente o mais importante ----» da prática. É fundamental saber pôr em pratica todos os conhecimentos e capacidades que temos ...e muitas vezes pode ser o mais dificil...daí a necessidade de TREINAR, PRATICAR, FALHAR, CORRIGIR, TREINAR MAIS E FALHAR CADA VEZ MENOS...CONHECIMENTO É EVOLUÇÃO!

TREINO - não consigo explicar o que sinto acerca de todas as vantagens que o treino nos pode trazer num paragrafo, ou num artigo. O treino tem de ter tanta complexidade como o jogo, é vital para nós termos total conhecimento das nossas "CHOICES"

"PICK THE BEST ONE"

Qual é a melhor escolha? Mudar tudo, não mudar nada, mudar alguma coisa...
BAAAAAAAAAH!!! como é que já tinhamos de saber isto? Na minha perspectiva tem de ser através dos tópicos que acima mencionei... porque esta escolha tem de estar planeada, tem de fazer parte da nossa visão, temos de ter conhecimento e... TEM DE ESTAR TREINADA (só em 0,00000000001% das situações é que uma situação não planeada tem sucesso e acredito que esteja intimamente ligada com aspectos psicológicos e mesmo aqui temos de ter conhecimento do que estamos a fazer)

"AND THEN GO WITH IT..."

NÃO PODE HAVER E SE, NÃO PODE HAVER ARREPENDIMENTO, TEM DE SER SEMPRE O MELHOR PARA A NOSSA EQUIPA...e eu acredito sinceramente que se pensarmos realmente que isso vai acontecer e se tivermos treinado e treinador para que isso aconteça...VAI ACONTECER!!!

Pelo menos eu acredito seriamente nisso!!!

PS: Um dos grandes exemplos acerca deste tipo de tomada de decisões...e que dá o máximo por cada escolha que faz e assume a total responsabilidade na escolha que fez nem sequer é treinador e ultimamente tem tido uma larga percentagem de sucesso nessas escolhas de treinadores...

Off-topic : ainda preciso de um clube para treinar, infelizmente (e não sendo falta de humildade) não sei como é que ainda não tenho um clube para treinar, pois sei que sou capaz de fazer tudo aquilo que escrevi de um modo organizado, claro e com qualidade! espero em breve conseguir escrever acerca da minha experiência no futebol na época 2011/2012... 2º desabafo do dia!!!



Espero que tenham gostado,
Prometo e comprometo-me a voltar em breve!
UM ABRAÇO
FMBP

Sem comentários:

Enviar um comentário